A planta chamada Valeriana, ou valeriana-das-boticas ou ainda valeriana selvagem, possui propriedades relaxantes, calmantes e sedativas. Por isso, ela pode ser utilizada no tratamento de vários problemas de saúde. Quer saber mais sobre para que serve? Então acompanhe este post até o final!

O que é Valeriana?
Valeriana é uma planta herbácea vivaz da espécie Valeriana officinalis, composta por ácidos valerênico e isovalérico. Ela também pode ser chamada de valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem e sua parte mais utilizada, para fins medicinais, é a raiz.
Para que serve a Valeriana?
Ela possui propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, ela serve para ajudar em casos de insônia, ansiedade, estresse, para atenuar os sintomas da TPM, reduzir os sintomas da menopausa, das cólicas menstruais, contribuir para o controle do déficit de atenção e da hiperatividade, entre outros. A seguir, vamos ver todas essas utilidades, com mais detalhes!
- Diminui a ansiedade e o estresse: Isso ocorre porque ela é composta pelos ácidos valerênico e isovalérico que aceleram a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, por exemplo, que atua elevando a sensação de relaxamento corporal e reduzindo a ansiedade, o estresse, bem como agitação, dificuldade de concentração, cansaço mental, nervosismo etc. Também pode ajudar no tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
- Atua contra a insônia: Valeriana pode ser muito eficaz no combate à insônia, já que ela é formada por ácidos valerênico e isovalérico (compostos sesquiterpênicos) que apresentam efeitos: tranquilizante, calmante e sedativo.
- Atenua os sintomas da TPM: Conforme já foi dito, possui compostos sesquiterpênicos em sua composição (como os ácidos valerênico e isovalérico), o que contribui para acelerar a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro, resultando em um efeito calmante, tranquilizante e sedativo, melhorando o humor e aliviando a ansiedade que normalmente é gerada pela TPM.
- Alivia as cólicas menstruais: Além de tudo, também é composta por ácidos com propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir a contração do útero e impedir a produção de substâncias inflamatórias, especialmente as prostaglandinas.
- Reduz os sintomas da menopausa: Geralmente, a menopausa causa irritabilidade e nervosismo, e a Valeriana, que contém flavonoides (como hesperidina e linarina), auxilia no combate a esses sintomas, inclusive diminuindo as ondas de calor e o suor em excesso. Lembrando que a Valeriana atua como um calmante natural regulando os níveis do neurotransmissor GABA no cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar e melhorando a qualidade do sono.
- Atua em casos de déficit de atenção e hiperatividade: Segundo estudos, principalmente quando a Valeriana é usada junto com erva cidreira, auxilia em quadros de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças, diminuindo os sintomas e contribuindo para melhorar a atenção e o foco. Mas é preciso consultar um médico antes de consumir o produto.
Qual a melhor Valeriana do mercado?
Valeriana, da Recover Farma, ajuda a combater a insônia, reduz a sensação de agitação e alivia o estresse. Porém, antes de utilizar este e outros produtos, consulte sempre um médico. Assim, o consumo será feito com segurança e os resultados poderão ser vistos de forma mais efetiva e assertiva.
Como tomar Valeriana para ansiedade?
A maneira mais adequada de tomar (dosagem e horários) deve ser indicada por médicos, já que cada organismo possui necessidades e características particulares. No entanto, segundo a posologia de Valeriana, da Recover Farma, tomar 1 cápsula (100 mg) antes de dormir. No caso da versão Tintura de Valeriana, também da Recover Farma, diluir 20 a 30 gotas em 200 ml de água e tomar à noite.
Qual a diferença entre Valeriana em cápsulas e Tintura de Valeriana?
A diferença é apenas quanto à apresentação, ou seja, uma é em cápsulas e Tintura de Valeriana é na versão líquida. Mas ambos os produtos têm a mesma utilidade.
Quais os benefícios de consumir ?
Valeriana é indicada para casos de ansiedade, insônia, taquicardia, hipertensão arterial, cefaleias, síndrome do cólon irritável, espasmos gastrointestinais e parasitoses. Sem contar que pode atuar como coadjuvante em casos de epilepsia, contusões, dermatoses, estresse, asma e broncoespasmos de origem nervosa.
Quem não pode tomar ?
A Valeriana não pode ser consumida por crianças menores que 3 anos, por gestantes ou mulheres que estão amamentando. Também não pode ser utilizada por pessoas que tomam remédios para ansiedade, depressão ou analgésicos como codeína, morfina ou tramadol, relaxantes musculares como a ciclobenzaprina, ou anticonvulsivantes como fenobarbital ou pentobarbital, por exemplo. Mas todas as pessoas devem consultar um médico antes de consumir Valeriana.
Quanto tempo demora para fazer efeito a Valeriana?
O efeito ocorre de forma gradual, no entanto, não há um tempo padrão, já que cada organismo reage de forma diferente.
Quais são os efeitos colaterais da Valeriana?
Quando consumida nas doses recomendadas e por um período curto, a tendência é que Valeriana não apresente efeitos colaterais. Porém, o consumo em altas dosagens, de forma excessiva, pode ocasionar efeitos colaterais como: dores no estômago, na cabeça, agitação, insônia ou irritabilidade. Sob o efeito do produto, é necessário evitar atividades como: dirigir, usar máquinas pesadas ou realizar tarefas que ofereçam algum perigo. Não se deve, também, consumir bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando o produto. O uso deste produto deve ser interrompido 2 semanas antes de qualquer cirurgia, já que pode interferir na ação dos anestésicos.
Qual a dosagem máxima por dia?
Independentemente de qual seja a dosagem máxima, Valeriana deve ser consumida apenas de acordo com a prescrição médica. Evite a automedicação.
Quanto tempo dura o efeito de Valeriana?
Em relação à duração do efeito de Valeriana, cada organismo reage de maneira diferente. Por isso, não é possível mencionar um tempo padrão.
O consumo de Valeriana ajuda a emagrecer?
Este produto não serve para emagrecer. No entanto, atua no alívio da agitação e do nervosismo, este produto pode auxiliar em casos de pessoas que comem movidas pela ansiedade. Mas lembre-se: consulte sempre um médico antes de consumir Valeriana e demais produtos.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!